Imprimir

A Creche

 

A Creche tem acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social (ISS) para 18 crianças, divididas por duas salas: Sala 1 (Berçário) e Sala 2. A Sala 1 é frequentada por crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 18 meses e a Sala 2 com idades entre os 18 e os 36 meses.

Esta resposta social tem como objectivo contribuir para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado das crianças, facilitando a integração social numa perspectiva de definição da sua identidade. É pretensão da Creche que as famílias sejam efectivos parceiros e colaboradores nas propostas que apresenta e que espera ser promotoras de crescimento para todos os intervenientes.

Tem uma equipa composta por uma Educadora de Infância, duas Ajudantes de Acção Educativa e uma Auxiliar de Serviços Gerais partilhada com o Pré-Escolar e o CATL. 

 

     

  O Pré-Escolar


   O Pré-Escolar tem acordo de cooperação com o ISS para 25 crianças. Conta com o apoio de duas salas: a sala dos A – a área do trabalho – e a sala B – a área do faz - de - conta. Tem como objectivo proporcionar às crianças um ambiente calmo e afectivo com vista ao desenvolvimento físico, sensorial, social, linguístico e de hábitos de higiene das mesmas.
   

    Na área do trabalho situam-se os espaços: área Polivalente (composta por uma mesa grande onde se reúnem e fazem todos os trabalhos de registo e expressão Plástica), Biblioteca e Centro de Documentação, Pintura, Laboratório das Ciências, espaço da Língua Portuguesa e Matemática, Tapeçaria, Informática.

    Na área do Faz – de – Conta: encontram-se os espaços: dos blocos lógicos (legos, puzzles e jogos de construção), da casinha (composta por cozinha e quarto), espaço da música, garagem e médico e Fantoches.
Tem uma equipa composta por uma Educadora de Infância, uma Ajudante de Acção Educativa partilhada com o CATL e uma Auxiliar de Serviços Gerais partilhada com a Creche e o CATL.

 

    

 Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL)

 

   A resposta social CATL destina-se a acolher crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionando com extensões de horário e interrupções lectivas sem almoço. O acordo de cooperação com o ISS está definido para 40 crianças. O CATL tem como objectivo assegurar o apoio na realização dos trabalhos escolares diários das crianças e desenvolver actividades pedagógicas e lúdicas, com maior extensão nos períodos de interrupções lectivas.


O CATL assegura o transporte das crianças de e para a Casa e Escola. 

Tem uma equipa composta por uma Professora, que acumula funções de Directora Técnica, uma Ajudante de Acção Educativa, partilhada com o Pré-Escolar, e uma Auxiliar de Serviços Gerais partilhada com a Creche e o Pré-Escolar.

 

 

  Terceira Idade

 

A área da Terceira Idade no Centro Social e Paroquial inclui quatro respostas sociais: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Apoio Domiciliário Integrado e Estrutura Residencial para Idosos. A equipa de trabalho é comum a todas as respostas sociais e é composta por uma Directora Técnica, uma Técnica Superior de Serviço Social, uma Fisioterapeuta, onze Auxiliares de Serviços Gerais, uma Cozinheira e duas Auxiliares de Cozinha (que asseguram também as refeições da área da Infância).

 

 

 Centro de Dia

 

O Centro de Dia é a resposta social mais antiga do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália da Cumieira na área da Terceira Idade. Tem acordo de cooperação com o ISS para 24 clientes.

 

Esta resposta social tem como objectivo fomentar as relações interpessoais nos idosos e destes com outros grupos etários, de modo a evitar o isolamento, assim como ocupar os tempos livres com o desenvolvimento de actividades lúdicas e pedagógicas que procuram de promover o bem-estar social e cognitivo.

 

Serviço de Apoio Domiciliário

O acordo de colaboração com o ISS na resposta social SAD está definido para 15 clientes. O SAD tem como objectivo prestar cuidados individualizados e personalizados no domicílio dos clientes, sempre que, por motivo de doença outro impedimento, os idosos não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da sua vida diária. Desta forma, o SAD assegura os serviços ou apoia nas seguintes áreas: prestação de cuidados de higiene e conforto; higiene habitacional; confecção, transporte e distribuição de refeições; tratamento de roupas; acompanhamento ao exterior, nomeadamente consultas médicas; aquisição de géneros alimentícios e outros artigos; pequenas reparações no domicílio e realiza contactos com o exterior, incluindo articulação com outras entidades.

 

Apoio domiciliário integrado

O Centro Social e Paroquial tem acordo de cooperação com o ISS para 5 clientes na resposta social ADI. O ADI tem como objectivo a prestação de um conjunto de acções e cuidados, no domicílio do cliente, que permitam um apoio social e de saúde, abrangente e articulado.

 

Estrutura Residencial para Idosos (ERI)

A Estrutura Residencial para Idosos do Centro Social tem acordo de cooperação com o ISS para 15 clientes. Esta resposta social tem como objectivo atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, económica e/ou de saúde não permita outras alternativas, proporcionando serviços adequados às suas necessidades e prestando o apoio necessário às famílias no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares.

 

Equipa do Rendimento Social de Inserção (RSI)

O Centro Social e Paroquial de Santa Eulália da Cumieira assinou um protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real para a constituição de uma equipa multidisciplinar com o objectivo apoiar a população mais carenciada no Concelho de Santa Marta de Penaguião, intervindo e acompanhando as situações familiares no âmbito do Rendimento Social de Inserção promovendo, desta forma, a sua autonomia e inserção. Para tal definem um Programa de Inserção para os beneficiários, assim como promovem a organização, implementação e dinamização de acções, da sua responsabilidade e/ou em parceria com outras entidades, em diversos domínios.


A equipa de RSI é constituída por um Técnico Superior de Serviço Social, uma Educadora de Infância, uma Professora Primária e quatro Ajudantes de Acção Directa.